o fundo da imagem mostra uma floresta com muitas árvores. Em destaque, o texto "carbono neutro"

Carbono neutro: um compromisso da GT Building com o futuro

Em um mundo cada vez mais afetado pelas mudanças climáticas, a inovação em prol da sustentabilidade se tornou imperativa se queremos evitar desastres ambientais e preservar a biodiversidade. Empresas de diversos segmentos têm se posicionado para fazer a mudança acontecer e um desses caminhos é o compromisso pelo carbono neutro.

A emissão de gases do efeito estufa (GEE) afeta de maneira negativa o ecossistema do planeta, tendo relação direta com a elevação da temperatura média da terra, com o desequilíbrio ecológico, eventos climáticos extremos, extinção de espécies de vegetais e animais, entre outros desastres naturais.

Neste artigo, você vai entender mais sobre o que é o compromisso pelo carbono neutro e como a GT Building tem atuado nessa missão. Aqui, você encontrará:

  • O que é carbono neutro?
  • A importância da compensação de carbono

Boa leitura!

O que é carbono neutro?

O termo Carbono Neutro refere-se ao estado em que as emissões de dióxido de carbono (CO2) de uma entidade (seja uma empresa, um país ou uma pessoa) são completamente compensadas por ações que removem uma quantidade equivalente de CO2 da atmosfera.

Atingir o status de Carbono Neutro significa que as atividades realizadas não resultam em um aumento líquido de gases de efeito estufa na atmosfera.

Como ser carbono neutro?

Para alcançar a neutralidade de carbono, é necessário seguir duas estratégias principais: reduzir as emissões de CO2 e compensar as emissões restantes. A redução das emissões pode ser obtida através da adoção de tecnologias mais limpas, melhoria da eficiência energética, utilização de energias renováveis e mudanças nos processos produtivos.

Já a compensação das emissões restantes envolve geralmente a compra de créditos de carbono, gerados por projetos que promovem a captura de carbono, como reflorestamento e conservação de florestas, ou projetos de energia limpa.

A importância da compensação de carbono

O gerente de sustentabilidade/ESG na FORTE Desenvolvimento Sustentável, Eduardo Mattos, explica que todos os processos que fazem parte da construção de um novo empreendimento emitem uma determinada quantidade de gases do efeito estufa. “É aí que entra a ferramenta do Carbono Neutro, a prática vem para compensar essas emissões. O empreendimento não deixará de emitir, mas poderá equilibrar, como se fosse uma balança ecológica, fomentando projetos que atuam para reverter esse cenário”, diz.

A boa notícia é que o setor de Processos Industriais e Uso de Produtos (PIUP) teve uma queda de 2% nas emissões, indo de 101 milhões de tCO2e (toneladas de carbono equivalente), em 2018, para 99 milhões, em 2019 — dados do estudo mais recente do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), uma iniciativa do Observatório do Clima. 

Eduarto Mattos ainda destaca que quando uma área é protegida, ela tem a capacidade de crescer e, consequentemente, diminuir a quantidade de gases de carbono na atmosfera. “O uso e promoção de energias renováveis, fomentar e desenvolver a comunidade local promovendo conscientização em relação às emissões também são formas de suprir essa demanda”, acrescenta.

Em maio deste ano, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada às Nações Unidas (ONU), divulgou o relatório “Estado do Clima Global 2021”, que apontou 4 indicadores-chave de mudanças climáticas que bateram recorde histórico em 2021.

Os números, porém, não podem ser comemorados, já que apontaram que as emissões nocivas de carbono foram as mais altas na história da humanidade. Apenas em 2020, a concentração de dióxido de carbono (CO²) atingiu 413,2 partes por milhão (ppm) globalmente.

Estratégias empresariais para redução de emissões

Com o objetivo de mudar o panorama, muitas empresas buscam maneiras estratégicas para promover práticas sustentáveis e diminuir a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. Uma forma de conseguir contornar a situação é por meio da compensação de carbono.

Isso é feito mediante a compra de créditos de carbono revertidos em ações que irão compensar essa emissão, como, por exemplo, a conservação/restauração de florestas.

Desde 2023, a GT Building firmou o compromisso Climability® pela sustentabilidade, compensando 100% do carbono emitido em cada projeto, por meio de iniciativas de reflorestamento, projetos de energia limpa e outras ações tangíveis.Quer saber mais sobre as mudanças que estamos aplicando em nossos projetos? Acesse nosso site e entenda nosso compromisso com o planeta!

Selos de sustentabilidade: compromisso com o desenvolvimento sustentável

You May Also Like

nós apoiamos o UN global compact

GT Building passa a integrar a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

fotografia aérea de uma floresta com o texto "think tomorrow. think climability"

Arquitetura bioclimática: conheça o futuro sustentável dos edifícios

fotografia de uma árvore com uma casinha de pássaro

Conheça as principais árvores que atraem pássaros no Brasil

5 construções sustentáveis no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *