Decoração escandinava: como aplicar a tendência em seu imóvel?

Decoração escandinava: como aplicar a tendência em seu imóvel?

A decoração escandinava é caracterizada pelo minimalismo e pelo aconchego. Neste texto você vai conhecer os principais elementos da tendência e, ainda, como aplicá-la em sua casa ou em seu apartamento

Ideal para quem busca ter o máximo de conforto e aconchego em casa, a decoração escandinava tem como principais características o minimalismo e a funcionalidade. O estilo é tendência em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Por isso, se você deseja saber mais sobre o modelo escandinavo de decorar um imóvel, continue a leitura.

Neste artigo você vai conhecer a origem da decoração escandinava, bem como suas principais características. Além disso, vai conferir dicas para inserir o estilo em seu imóvel.

  • Origem da decoração escandinava
  • Características do estilo escandinavo
  • Dicas para decorar um imóvel

Origem da decoração escandinava

A decoração escandinava, como o próprio nome sugere, surgiu na Península Escandinava, localizada na região norte da Europa. A cultura dos países Noruega, Dinamarca, Islândia, Finlândia e Suécia foi a inspiração para a tendência, que é marcada não somente por aspectos estéticos, mas também por fatores sensoriais.

O design escandinavo é uma tendência atual da arquitetura e da decoração, mas seu surgimento remonta ao século XIX. Segundo historiadores, a origem do estilo escandinavo está ligada à história de Carl Larsson, um pintor sueco que viveu entre 1853 e 1919.

O artista, junto com sua esposa – que trabalhava com arquitetura e design –  Karin Bergoo, transformou sua casa em um ateliê artístico, que prezava pelo aconchego e pelo conforto do casal. O trabalho conjunto do casal deu origem ao estilo escandinavo, que ganhou destaque a partir do século XX.

A decoração escandinava é caracterizada pelo uso de cores neutras e de tons relacionados à natureza (Imagem: Decorado Denmark Hygge)
A decoração escandinava é caracterizada pelo uso de cores neutras e de tons relacionados à natureza (Imagem: GT Building)

Características do estilo escandinavo

Uma das principais características da decoração escandinava é o minimalismo. Por isso, é comum que haja uma confusão entre o estilo e a decoração minimalista. É importante que você saiba, então, que ambos são diferentes – e as divergências começam desde a origem dos estilos.

Enquanto a decoração escandinava surgiu no norte da Europa, a origem do estilo minimalista remonta à década de 1960. As características das tendências também são divergentes, apesar das semelhanças.

O estilo escandinavo, por exemplo, é marcado pelo uso de materiais naturais, como a madeira – o que não caracteriza o estilo minimalista. Outra divergência bastante relevante se refere à presença da iluminação natural, que é essencial para a tendência escandinava.

Dessa forma, é comum que as casas e os apartamentos que seguem a arquitetura e o design escandinavos apresentem janelas grandes, que, muitas vezes, vão do piso ao teto.

Outro fator importante para a decoração escandinava é o uso de cores neutras – o que também pode caracterizar o estilo minimalista. Nos imóveis escandinavos, por outro lado, a paleta de cores monocromática se une a tons da natureza, como o verde e o marrom.

A simplicidade e a funcionalidade também devem ser mencionadas, uma vez que são características essenciais da decoração escandinava. Desse modo, os móveis e os objetos decorativos precisam ter uma utilidade para os moradores.

Todas as características do estilo escandinavo estão presentes no Denmark Hygge, empreendimento assinado pela GT Building e localizado no Cabral, um dos melhores bairros de Curitiba.

O Denmark é o primeiro projeto com o conceito hug house do Brasil e oferece uma experiência única aos seus moradores, uma vez que as características levam a uma casa que abraça. Todos os detalhes foram pensados para garantir o conforto e aconchego, sem se esquecer da elegância e da sofisticação.

Minimalismo, funcionalidade e simplicidade são as principais características da decoração escandinava (Imagem: Decorado Denmark Hygge)
Minimalismo, funcionalidade e simplicidade são as principais características da decoração escandinava (Imagem: GT Building)

Dicas para decorar um imóvel

Se você deseja aplicar a decoração escandinava em seu imóvel, fique atento às dicas que separamos:

Prefira cores neutras

A paleta de cores da decoração escandinava é essencialmente neutra. Por isso, na composição dos ambientes, prefira tons como o branco, o bege e o preto. A combinação monocromática, por exemplo, é um elemento coringa.

Por outro lado, é importante não se esquecer de combinar os tons claros com as cores relacionadas à natureza. O verde e o marrom são indicados para destacar alguns detalhes, como tapetes e almofadas. Por ser caracterizado pelo minimalismo, o estilo escandinavo não permite excessos, então fique atento.

Fique atento à iluminação natural

A iluminação natural é um elemento fundamental na decoração escandinava. Por isso, é importante investir em elementos que a favoreçam. Esse é o caso, por exemplo, das janelas amplas.

Entretanto, existem outras maneiras de favorecer a iluminação no imóvel. A escolha de uma paleta de cores neutras, por exemplo, já contribui para que a casa ou o apartamento pareça mais claro e organizado.

Não se esqueça dos elementos naturais

Por fim, é importante que você insira elementos naturais em seu imóvel. Móveis feitos de madeira são muito utilizados em casas e apartamentos decorados de acordo com o estilo escandinavo.

Contudo, essa não é a única opção. Se você não deseja renovar seu mobiliário, é possível investir em plantas. Estas podem ser dispostas em vasos, que, por sua vez, podem estar posicionados no chão ou de forma suspensa.

O que você achou desse conteúdo sobre a decoração escandinava? Deixe sua opinião nos comentários e não se esqueça de continuar a acompanhar o blog da GT Building para conferir outros artigos sobre decoração e imóveis.

Convidamos você a conhecer, também, nosso site. Lá você encontra informações sobre todos os empreendimentos da incorporadora, como o Denmark Hygge, que teve sua arquitetura e seu design inspirados nos países escandinavos. Acesse!

O Denmark Hygge, empreendimento da GT Building, tem sua arquitetura e seu design inspirados nos preceitos da decoração escandinava (Imagem: GT Building)
O Denmark Hygge, empreendimento da GT Building, tem sua arquitetura e seu design inspirados nos preceitos da decoração escandinava (Imagem: GT Building)

You May Also Like

fotografia interna de um walk-in closet

Walk-In Closet: descubra o luxo e a funcionalidade do modelo

4 marcas brasileiras de móveis de design para você conhecer

fotografia com uma mulher segurando um tablet, que mostra uma sala com paredes brancas, piso de madeira e cadeiras vermelhas

6 aplicativos que vão te ajudar na decoração de ambientes

Despertando os sentidos na decoração com o design sensorial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *