Por que ser Carbono Zero faz toda diferença para um futuro sustentável?

O que significa Carbono Zero?

A expressão “Carbono Zero” tem o intuito de fazer com que o que colocamos na atmosfera seja igual ao que retiramos dela. Imagine uma balança: de um lado, temos o CO2 que produzimos, e do outro lado, áreas verdes que absorvem o carbono. O objetivo é manter a balança equilibrada.

Objetivo do Carbono Zero 

O principal objetivo é combater as mudanças climáticas, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono. Isso é alcançado através da implementação de práticas sustentáveis, adoção de tecnologias mais limpas, aumento da eficiência energética e apoio a projetos de reflorestamento e conservação.

História da iniciativa Carbono Zero

A iniciativa nasceu no Acordo de Paris, um compromisso global no qual líderes internacionais se uniram para diminuir as emissões de gases até 2030.

 A ideia ganhou destaque nas últimas décadas, e empresas, governos e organizações começaram a adotar metas como parte de seus esforços para reduzir a pegada de carbono e limitar o aquecimento global.

Importância da redução dos Gases de Efeito Estufa

A acumulação dos gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera contribui para o aquecimento global, resultando em fenômenos como o derretimento das geleiras, aumento do nível do mar e eventos climáticos extremos. Além disso, os GEE são têm a capacidade de reter o calor do sol, contribuindo para o aquecimento global e o aumento da temperatura média da Terra, essas mudanças ameaçam a biodiversidade, os ecossistemas e os recursos naturais essenciais para a sustentabilidade da vida humana no planeta. Por isso, a redução desses gases é fundamental para minimizar os impactos negativos e garantir um futuro mais estável e seguro para as gerações que virão.

Carbono Zero no Brasil

O Brasil desempenha um papel crucial na questão do carbono e das mudanças climáticas devido à sua extensa área territorial, rica biodiversidade e a importância da Floresta Amazônica como um grande “sumidouro” de carbono. Alcançar o status de Carbono Zero, ou seja, equilibrar as emissões de gases de efeito estufa com as remoções, é um desafio complexo que requer a colaboração de todos os setores da sociedade.

GT Building e a iniciativa Carbono Zero

A GT Building está comprometida com a sustentabilidade e é uma das empresas do setor imobiliário que têm se antecipado e investido em créditos para mitigar o impacto de suas atividades no meio ambiente e no clima do planeta.

Nossa iniciativa Carbono Zero visa compensar integralmente as emissões de carbono geradas por nossas operações. Estamos investindo em outras ações para minimizar o impacto ambiental no processo construtivo, além de compensar o dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa (GEE) emitidos por meio da aquisição de créditos em projetos de resguardo da natureza.

Conheça mais sobre nossas iniciativas de preservação ambiental aqui.

You May Also Like

5 construções sustentáveis no Brasil

10 Construções Sustentáveis ao redor do mundo

fotografia de árvores vistas de baixo para cima

Árvores nativas do Brasil: Conheça as espécies e sua importância

foto de uma área externa com muita natureza e edificações esféricas espelhadas

Arquitetura Biomimética traz inovação inspirada na natureza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *