sustentabilidade na construção civil bosco centrale

Sustentabilidade na construção civil: conheça a importância e as vantagens

A sustentabilidade na construção civil tem ganhado cada vez mais destaque no mercado, especialmente devido aos benefícios que oferece às construtoras e aos moradores do empreendimento

Ações sustentáveis são cada vez mais relevantes nas mais diversas esferas do cotidiano. Isso se deve não somente aos benefícios que trazem ao meio ambiente, mas também às vantagens que oferecem aos seres humanos de uma maneira geral. É neste cenário, portanto, que a sustentabilidade na construção civil se torna uma pauta importante.

Os impactos ambientais causados pelas construções, tais como a quantidade de resíduos gerados durante as obras e até mesmo os processos de extração das matérias-primas, são grandes desafios para o setor, que tem buscado se reinventar a partir de novas ações.

A GT Building, por exemplo, entende que a sustentabilidade na construção civil é indispensável para a empresa, para os futuros moradores de seus empreendimentos e, é claro, para o meio ambiente.

O que é sustentabilidade na construção civil?

A sustentabilidade na construção civil pode ser definida como o conjunto de ações adotadas por empresas do ramo com o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados pela elaboração de empreendimentos.

Contudo, as ações sustentáveis também precisam ser economicamente viáveis, para que a qualidade de vida das pessoas – não somente os futuros moradores do empreendimento – seja garantida.

Isso significa que, para que um projeto da construção civil seja considerado sustentável, é necessário englobar três dimensões essenciais:

  • A sustentabilidade social;
  • A sustentabilidade ambiental;
  • A sustentabilidade econômica.

Além de uma questão ambiental – e também ética –, a sustentabilidade na construção civil é uma demanda do consumidor final, que, cada vez mais, se preocupa em adotar hábitos mais saudáveis para a preservação do meio ambiente.

sustentabilidade na construção civil
O Bosco Centrale, da GT Building, é um exemplo de projeto de sustentabilidade na construção civil

Quais são as vantagens?

As ações de sustentabilidade na construção civil são benéficas tanto para os consumidores finais quanto para as próprias empresas – para além do meio ambiente, é claro. Algumas das principais vantagens desse conjunto de atividades foram reunidas na lista abaixo:

  • Redução do desperdício: morar em um empreendimento sustentável permite que os moradores reduzam o desperdício de insumos, o que diminui a pegada ecológica – termo que designa a relação entre a exploração e a utilização dos recursos naturais, o consumo e a capacidade do planeta de sustentar a demanda e de repor os recursos de forma natural.
  • Mais economia: a sustentabilidade na construção civil permite que, além de gerar menos desperdício, os moradores consigam ter mais economia em seu dia a dia. Isso se deve, principalmente, aos equipamentos e sistemas que permitem a otimização no uso da água e da energia solar, por exemplo.
  • Valorização do imóvel: ao comprar um imóvel em um empreendimento sustentável, você tem a certeza de que está investindo em uma propriedade com um bom valor no mercado. Esse aspecto é benéfico não somente para quem deseja vender ou locar o imóvel no futuro, mas também para valorizar a propriedade em que se mora.
  • Qualidade de vida: os moradores de empreendimentos sustentáveis usufruem de mais qualidade de vida, seja por estarem em contato com um projeto que beneficia o meio ambiente ou por viverem em um condomínio que valoriza os elementos naturais e paisagísticos.
O Denmark Hygge, da GT Building, demonstra que sustentabilidade, conforto e sofisticação convivem em harmonia

Como aplicar a sustentabilidade na construção civil?

Existem diversas maneiras de aplicar a sustentabilidade na construção civil. Todas as ações, por menores que sejam, são importantes para reduzir os impactos ambientais causados pelas obras, então é necessário estar atento a cada detalhe do projeto.

A reutilização de materiais, o descarte correto de resíduos e o uso da tecnologia são formas eficazes de tornar uma obra sustentável.

Por outro lado, para que o empreendimento seja certificado como sustentável, é necessário apresentar uma série de requisitos, que são avaliados pelos órgãos responsáveis antes, durante e após a construção.

A GT Building se preocupa com todas as etapas de construção de seus empreendimentos e, por isso, é referência quando o assunto é sustentabilidade. O Denmark Hygge, o Casa Milano e o Bosco Centrale, por exemplo, possuem certificações que atestam o compromisso da empresa com o meio ambiente e com a sociedade como um todo.

O que você achou desse conteúdo? Deixe nos comentários sua opinião sobre a sustentabilidade na construção civil e nos conte qual informação mais chamou sua atenção. Continue a navegar por nosso blog e não se esqueça de acessar nosso novo site para conhecer todos os nossos empreendimentos.

You May Also Like

contato-com-a-natureza

Contato com a natureza: benefícios que garantem uma vida mais leve

Brasil é o 5º país do mundo com maior número de certificações de edifícios sustentáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *