decoração-minimalista

Decoração minimalista: o que é e como aplicar em seu imóvel?

A decoração minimalista é uma tendência que faz sucesso por tornar os ambientes mais bonitos e funcionais. Neste texto você vai conhecer o estilo e, ainda, saber como decorar seu imóvel de acordo com os princípios do minimalismo

Com a proposta de otimizar e tornar os espaços mais funcionais, a decoração minimalista é uma das principais tendências atuais. Nela, os excessos não são bem-vindos, uma vez que considera que somente o necessário é suficiente para criar ambientes limpos, modernos e elegantes.

Apesar de sua relevância na arquitetura e na decoração, o minimalismo consiste em um verdadeiro estilo de vida. O movimento nasceu na década de 1960 e culminou em uma série de eventos artísticos e culturais. Continue a leitura para saber mais sobre o tema!

Fundamentos da decoração minimalista

A decoração minimalista possui alguns pilares. O primeiro – e talvez o mais importante – é a organização. Ambientes decorados de acordo com o estilo devem prezar pela funcionalidade e, por consequência, favorecer a organização.

Mesmo que os adeptos do movimento minimalista indiquem que a tendência não traz regras rígidas, é importante estar atento às características do estilo.

A ideia de priorizar somente o essencial, por exemplo, deve estar presente em um ambiente minimalista. Caso os cômodos de sua casa contem com muitos itens decorativos, é necessário praticar a lei do desapego e continuar somente com o que irá contribuir com a nova estética do espaço.

Neste sentido, é fundamental compreender que o consumismo é o grande inimigo do minimalismo. Isso significa que, além de desapegar de itens antigos que não são mais úteis, é importante manter o controle quanto às compras futuras e focar somente nas peças que são essenciais para a decoração.

Por fim, é importante citar que um dos principais objetivos da decoração minimalista é conceder aos moradores de uma casa mais praticidade e funcionalidade. Dessa forma, ambientes decorados de acordo com o estilo costumam ter objetos decorativos pequenos.

decoração-minimalista
A decoração minimalista está presente nos apartamentos do Denmark Hygge, empreendimento de altíssimo padrão assinado pela GT Building (Imagem: Divulgação/GT Building)

Aplicando a decoração minimalista em seu imóvel

Como você pôde perceber, a decoração minimalista está pautada nos fundamentos de organização e funcionalidade. Para transformar a aparência dos cômodos de sua casa – ou para decorar os ambientes de seu novo imóvel –, confira as dicas:

Use o mesmo padrão de cores

As cores são fundamentais para a harmonia de um ambiente, especialmente se o cômodo for decorado de acordo com o estilo minimalista.

Cada ambiente demanda uma paleta de cores diferente, mas, o que você deve saber é que usar o mesmo padrão de tons é essencial para garantir a sobriedade e a elegância do local.

No minimalismo, existe a preferência por cores neutras, como o branco, o bege e o cinza. Nesse sentido, é possível escolher itens e pequenos detalhes coloridos, para que haja um contraste.

Use linhas retas

De acordo com a decoração minimalista, menos é mais. Por isso, todo excesso de informação deve ser evitado. Uma boa dica para quem deseja aplicar a tendência em casa é investir em móveis e em objetos formados por linhas retas.

Essa orientação é importante porque as linhas retas estabelecem harmonia entre si, o que contribui com a sobriedade do ambiente.

O Denmark Hygge conta com uma decoração minimalista que confere, além de conforto, elegância e sofisticação a todos os apartamentos (Imagem: Divulgação/GT Building)

Aposte na iluminação natural

A iluminação é muito importante para a decoração minimalista, uma vez que a organização e a limpeza são pilares do estilo.

Dessa forma, uma boa indicação é investir em grandes janelas, que permitem maior aproveitamento da luz solar.

Utilize espelhos

Por fim, a dica é utilizar espelhos, que contribuem com a sensação de amplitude dos cômodos. Peças que vão do teto ao chão são as mais indicadas, uma vez que, além de funcionais, são elegantes.

Agora que você já sabe como decorar sua casa de acordo com o estilo minimalista, deixe nos comentários o que você achou deste conteúdo e não deixe de acessar o site da GT Building, que está repleto de lançamentos que podem ser seu novo lar.

You May Also Like

decoração-hygge

Saiba o que é a Decoração Hygge e como aplicá-la em sua casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.