Aquecimento residencial: como a arquitetura influencia no seu conforto?

Hoje em dia, existem inúmeras soluções de arquitetura que auxiliam no conforto térmico de casas e apartamentos. Continue a leitura para saber mais sobre aquecimento residencial!

O inverno pode ser uma estação em que diversas pessoas se sentem desconfortáveis em suas próprias casas, muitas vezes por conta da grande sensação de frio. Apenas cobertores e agasalhos não fazem o trabalho de manter seu corpo com uma temperatura apropriada, e isso faz com que até aquelas pessoas que gostam de curtir o inverno se sintam desconfortáveis.

Existem diversas formas de promover o aquecimento dos ambientes internos de um imóvel, seja através de aparelhos artificiais, quanto de técnicas naturais, que permeiam a arquitetura passiva. Continue a leitura para saber mais sobre o aquecimento residencial e suas vantagens.

Por que pensar no aquecimento residencial?

Sistemas de aquecimento artificiais como ar-condicionados, que podem ser usados em sua função invertida, e outros aparelhos que fazem o aquecimento dos ambientes, são importantes para promover mais qualidade de vida, sobretudo no inverno, em que a sensação térmica causa, por vezes, desconforto.

Esses aparelhos podem ser elétricos como o ar-condicionado e aquecedores tradicionais, ou ainda podem utilizar outros combustíveis como o gás e querosene, não sendo nada sustentáveis. Ou seja, todas essas soluções tendem a ser um gasto adicional em seu bolso. Entretanto, muitos empreendimentos atualmente utilizam a técnica da Arquitetura passiva para promover conforto térmico natural aos moradores.

São utilizadas diversas técnicas que garantem sensação térmica mais agradável, não agridem o meio ambiente e podem te fazer poupar muitos custos. A GT Building trabalha com essas técnicas em seus empreendimentos, como o Denmark Hygge, Casa Milano e o Bosco Centrale, todos em Curitiba. Além disso, esses empreendimentos possuem certificações em sustentabilidade, que atestam o compromisso da GT Building com o meio ambiente.

Outros diferenciais são a existência de pisos aquecidos em alguns cômodos como suítes e banheiros, além de sistemas de aquecimento de água para mais qualidade de vida em estações como o inverno.

aquecimento-residencial

Qual a melhor solução de aquecimento residencial?

Utilizar aparelhos para o aquecimento do ambiente pode até ser uma boa ideia. Entretanto, no longo prazo, eles podem precisar de reparos e gerar muitos gastos para você. Por isso, as opções de aquecimento oriundas da arquitetura passiva se tornam uma ótima alternativa, e com custo-benefício único.

Uma das técnicas utilizadas é a instalação de vidros laminados e janelas maiores, que garantem a entrada da luz solar no interior de um apartamento e conservam o calor interno, ao mesmo tempo em que gera uma sensação agradável no verão. Além disso, a utilização de paredes menos espessas também garantem mais conforto térmico, já que paredes mais grossas tendem a dificultar a entrada de calor nos ambientes internos.

Como você viu, existem formas naturais de garantir conforto térmico em seu apartamento, assim, você não precisa depender de aparelhos que resultam em um gasto expressivo de energia e dinheiro. A GT Building oferece conforto, tecnologia e sustentabilidade em todos os empreendimentos, acesse nosso site para mais informações.

Deixe nos comentários o que você mais gostou de saber sobre aquecimento residencial. Não deixe de continuar navegando por nosso blog para mais conteúdos relevantes!

You May Also Like

automação-residencial

Veja as vantagens de inserir a automação residencial em sua casa

Human Batel já nasce com sistema completo de gestão para negócios na área de saúde

Chefs da quarentena passam a valorizar mais os ambientes integrados

Como uma casa inteligente pode facilitar sua vida em tempos de coronavírus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *